Cuidar de idoso : Ajudando no Cuidado com a Saúde Bucal dos Idosos

Ajudando no Cuidado com a Saúde Bucal dos Idosos

 Ajudando no Cuidado com a Saúde Bucal dos Idosos

 Agora a gente vai mostrar para as pessoas como é que faz a higiene da prótese. Então a gente vai usar uma bacia, mas podem fazer na pia também. O importante é que eles possam fazer a higiene em cima de alguma coisa, dentro de algum lugar pra não cair no chão.

E não fraturar, não quebrar. - Tá certo. - Então, quando a gente vai fazer a higienização de prótese, a gente tem que se preocupar com as partes de uma prótese. Essa aqui tem uma parte de metal e uma parte de acrílico. Então a gente vai pegar uma pasta de dente, creme dental, como a gente faz com os dentes, né, coloca um pouco de creme dental molha esse creme dental, a pasta, e vai fazer a higiene em toda a prótese, no interior dela, escovar bem o interior dela, todos os lados. Fundo. O metal, muito importante escovar a região do metal. a região dos dentes, a parte rosa da prótese. Como se faz numa escovação nos dentes naturais. Bastante rigor. Em toda a superfície da prótese e ela precisa ficar bem limpa. Feito isso, a prótese precisa ser enxaguada. Bem limpa. E aí, sim, depois que ela já foi enxaguada, a gente pode passar de novo a escova, remover bem a placa, toda a sujeirinha que ficar.

Certificar de que ela tá bem higienizada. E aí, a gente pode ou com água corrente, se tiver água corrente, ou um copo de água mesmo, tirar todo o resíduo que ficou da pasta, pra depois não consumir pasta de dente que a pasta de dente não pode ser consumida, não pode ser bebida. É importante a gente observar que na boca de uma pessoa idosa, onde a gente não tem mais dentes, a gente vai encontrar a gengiva, somente a gengiva, em cima ou embaixo, gengiva. Nesse caso, a gente tem dois dentes no fundo, um de cada lado. E o restante da boca aqui dentro*. Então, aqui eu quero chamar a atenção, e por isso eu vou usar a lanterna, né pra uma gengiva saudável, tem uma cor rosa, né. Aqui a gente vê dentes restaurados. Então é fundamental fazer a higiene da gengiva e dos dentes.

A higiene dos dentes a gente já mostrou. Agora a gente vai mostrar, então, como se pode fazer a higiene da gengiva. Então, com uma gase úmida, a gente pode fazer uma higiene da gengiva, especialmente pra pacientes que são acamados ou que são dependentes, simplesmente removendo restos de comida ou outras coisas que possam haver na boca, né, com a gaze, simplesmente.

Então, numa situação como essa, afasta o lábio, faz a limpeza com uma gaze. Muito importante substituir a gaze. Essa gaze deve estar umedecida em água. E o céu da boca. Uma medida simples, mas que pode fazer com que se mantenha a saúde da gengiva que é fundamental, e essa é uma situação que as pessoas têm que lembrar. Tá, vou mostrar pra vocês algumas estruturas, que é muito importante a gente pensar na hora que a gente vai fazer a higiene bucal. Com uma lanterna, a gente aproxima aqui e vê os dentes e a gengiva. Aqui a gente percebe que nós temos alguns dentes faltantes e aqui a higiene requer alguns cuidados. Na posição de dentes faltantes, a pessoa pode ter ou pode não ter prótese. Quando ela tem prótese, a gente faz a higiene de prótese como já foi demonstrado na outra sessão. Agora eu vou mostrar pra vocês como a gente faz a escovação pra uma pessoa que precisa de cuidados de higiene bucal.

Então, escova, creme dental. Muito importante não colocar muito creme dental, mas só um pouquinho é o suficiente. No momento da escovação, atentar pra fazer uma escovação que pegue um pouco da gengiva, pra gente garantir que tá escovando todo o dente. Frente do dente. Atrás do dente. Quando a gente pode escovar do lado do dente, a gente deve escovar também, do lado livre, onde a escova entra.

Aqui a gente vê que tem espaço de colocar a escova desse lado também. Desse lado, desse lado e atrás do dente. Muito cuidado pra não escovar com muita força. O importante é sempre usar escova macia. Agora a gente vai falar de uma parte que é muito importante na higiene bucal, e é importante a gente fazer todos os dias, pelo menos uma vez por dia, que é o uso do fio dental. Eu vou mostrar aqui, na boca, como funciona isso. Antes, eu quero mostrar o tamanho do fio dental que a gente deve conseguir remover e utilizar, pra conseguir fazer a higiene bucal com o fio. Tem que ser um pedaço longo pra que a gente possa enrolar nos dedos, como eu vou mostrar agora. Remove. E enrola nos dedos pra facilitar a apreensão. Dessa forma, fica mais fácil de controlar o movimento. Agora a gente vai demonstrar aqui, diretamente nos dentes, como a gente deve fazer o uso do fio.

O fio deve entrar rente à superfície dos dentes e fazer um movimento de subida e descida, bem rente ao dente, apertando contra o dente, até tocar na gengiva. Lembrando que a gente sempre tem um espaço entre dois dentes e são duas superfícies que têm que ser limpas. Então, primeiro uma. Depois, a outra. Remove, faz um giro, pega uma outra parte do fio agora, e vai pra outro espaço. Mesmo movimento: pra cima e pra baixo, entre os dentes, indo até a gengiva, pra higienizar bem até a gengiva. Vai um pouco adiante, gira, outro espaço, movimento pra cima e pra baixo, até tocar a gengiva, e assim a gente observa que a gente consegue tirar muita placa bacteriana através do uso do fio dental. Então tá, pessoal, agora que a gente já conversou bastante, a gente já viu gengiva, dente, como faz a higiene, e a gente também ouviu as opiniões de vocês, a gente quer agradecer, então, muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário