Cuidar de idoso : Procedimentos ao dar banho na cama.

Procedimentos ao dar banho na cama.

Procedimentos ao dar banho na cama.


Quando o idoso não consegue locomover-se até o chuveiro o banho deve ser feito no leito. Caso o  idoso seja obeso ou sinta dor ao mudar de posição, é bom que o cuidador seja ajudado por outra pessoa no momento de dar o banho na cama. Isso é essencial para dar  maior segurança ao idoso cuidado e para evitar danos à saúde do cuidador

Antes de dar início ao banho na cama, deixe todo material que vai usar separado:  papagaio, comadre, bacia, água morna, sabonete, toalha, escova de dentes, lençóis, forro plástico e roupas. É importante que o cuidador proteja as mãos com luvas de borracha. Existe no comércio materiais apropriados para banhos, entretanto o cuidador pode improvisar materiais que facilitem a higienização  na cama.

1. Antes de começar o banho cubra o colchão com plástico.

2. Comece a higienização  corporal pela cabeça.

3. Com um pano molhado e pouco sabonete, faça a higienização  do rosto, passando o pano no rosto, nas orelhas e no pescoço. Enxague o pano em água limpa e passe na pele até retirar toda a espuma, secar bem.

4. Lavagem dos cabelos:

• Cubra com plástico um travesseiro e coloque o idoso com a cabeça apoiada nesse travesseiro que deve estar na beirada da cama.

• Ponha, embaixo da cabeça da idoso, uma bacia ou balde para receber a água.

• Molhe a cabeça do idoso e passe pouco xampu.

• Massageie o couro cabeludo e derrame água aos poucos até que retire toda a espuma.

• Seque os cabelos.

5. Lave com uma pano umedecido e sabonete os braços, não se esquecendo das axilas, as mãos, tórax e a barriga. Seque bem, passe desodorante, creme hidratante e cubra o corpo do idoso com lençol ou toalha. Nas mulheres e pessoas obesos é preciso secar muito bem a região em baixo das mamas, para evitar assaduras e micoses.

6. Faça da mesma forma a higienização  das pernas, secando-as e cobrindo-as. Coloque os pés do idoso numa bacia com água morna e sabonete, lave bem entre os dedos. Seque bem os pés e entre os dedos, passe creme hidratante. 

7. auxilie o idoso a deitar de lado para que se possa fazer a higienização  das costas. Seque e massageie as costas com óleo ou creme hidratante para ativar a circulação.

8. Deitar novamente o idoso com a barriga para cima, colocar a comadre e fazer a higienização  das partes íntimas. Na mulher é importante lavar a vagina da frente para trás, assim se evita que a água escorra do ânus para a vulva. No homem é importante descobrir a cabeça do pênis para que possa lavar e secar bem. A higienização  das partes íntimas deve ser feita no banho diário e também após o idoso urinar e evacuar, assim se evita umidade, assaduras e feridas (escaras).

Fique Atento: Se durante a higienização  você observar alteração na cor e na temperatura da pele, inchaço, manchas, feridas, principalmente das regiões mais quentes e úmidas e daquelas expostas a fezes e urina, assim como alteração na cor, consistência e cheiro das fezes e da urina, comunique esses fatos à equipe de saúde.

É importante usar um pano macio para fazer a higienização  e lembrar que as partes do corpo que ficam em contato com o colchão estão mais finas e sensíveis e qualquer esfrega mais forte pode provocar o rompimento da pele e a formação de feridas (escaras).

Fontes: MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário