Cuidar de idoso : O cuidado e o autocuidado

O cuidado e o autocuidado


O cuidado e o autocuidado.



Cuidado significa atenção, cautela, dedicação, carinho e
responsabilidade. Cuidar é servir, é propiciar ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus esforços, preparo e escolhas; é  praticar o cuidado.

Cuidar é também notar o outro como ele é, como se mostra, seus gostos e falas, sua dor e limitação. Ao notar isso, o cuidador tem condições de prestar o cuidado de forma individualizada, a partir de suas idéias, conhecimentos e criatividade, considerando as particularidades e necessidades da pessoa a ser cuidada.

Esse cuidado precisa ir além dos cuidados com o físico, pois além do sofrimento físico decorrente de uma doença ou limitação, temos que levar em conta as questões emocionais, a história de vida, os sentimentos e emoções da pessoa a ser cuidada.

O autocuidado significa cuidar de si próprio, são as ações , as práticas  que
a pessoa tem em seu proveito, com o objetivo de estimular a saúde, preservar e garantir a vida. Nesse sentido, o cuidar do outro representa o fundamento da cidadania, da generosidade, da doação e do amor. Já o autocuidado ou cuidar de si representa eixo da existência humana.

A pessoa acamada ou a pessoa com limitações, mesmo precisando do auxílio do cuidador, pode e deve fazer atividades de autocuidado todas as vezes que for possivel.

O bom cuidador observa e identifica o que a pessoa pode fazer, avalia as condições e ajuda o indiviiduio a realizar as atividades. Cuidar não é fazer pelo outro, mas auxilia- lo quando necessitar, estimulando a pessoa cuidada a adquirir sua
autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas. Isso exige paciência e tempo.

O autocuidado não diz respeito apenas àquilo que a pessoa a ser cuidada pode realizar por si. Relata também os cuidados que o cuidador deve ter consigo com o objetivo
de preservar a sua saúde e  ter uma melhorar qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário